September 5, 2018 admin

Estatística Não Ganha Jogo

Rafael Nadal

Ontem um amigo me falou que ia passar um jogão de tênis na TV e eu falei: “Sem chance, hoje tem Masterchef, mas quem vai jogar?” e ele respondeu “Nadal contra Thiem. Eu vou assistir os dois”.

Eu não entendo nada de tênis, nem conheço os jogadores direito, mas sei que o Rafael Nadal é um cara top e por coincidência eu tinha visto o último set do último jogo dele e achei bom pra caramba.

O outro cara eu nunca tinha ouvido falar, mas isso não importava muito, o jogo valia vaga na semi-final do US Open e deveria valer a pena.

Um detalhe: o último jogo do Nadal tinha durado quase 5 horas e esse jogo ia começar por volta das 22:00 hrs, ou seja, ia acabar quase 3:00 hrs da manhã.

Resolvi assistir os dois também, mas quando coloquei no jogo, já tinha perdido o primeiro set e o Rafael Nadal havia perdido por 6 x 0, ou seja, tomou uma surra e o tal do Thiem estava jogando muito.

Todos pontos eram muito disputados. Realmente estava sendo um jogão.

O Rafael começou o segundo set sacando e conseguiu empatar o jogo quebrando o serviço do Thiem. Depois se manteve na frente ganhando o terceiro.

Eu fui dormir 1:30 hrs da manhã e o Nadal tinha sofrido uma quebra de saque, mas tinha conseguido devolver e o jogo estava empatado em 4 a 4 com no quarto set com o Rafael indo sacar pra tentar garantir seu serviço e depois tentar fechar a partida.

Durante todos os momentos do jogo, que eu assisti, o Rafael Nadal estava sendo o super atleta que me fez ter interesse no jogo, mas o adversário dele estava jogando muito. Sendo extremamente agressivo nas investidas e desestabilizando o Nadal em muitos pontos.

Na minha visão de leigo o Thiem estava superior na partida e as estatísticas do jogo confirmavam isso.

Quando eu acordei fui ver o resultado do jogo e vi que o Rafael Nadal havia vencido no tiebreak do quinto set, ou seja, ele perdeu o quarto set no tiebreak e o jogo ficou empatado em dois sets pra cada um.

A disputa ficou pro set final que deve ter sido disputadíssimo e terminou com a vitória do Nadal no tiebreak.

Mas o que me chamou muita atenção foram as estatísticas finais do jogo, na maioria absoluta dos quesitos o Thiem teve melhor desempenho que o Nadal e no único quesito que o Nadal foi superior a diferença era pequena. Então como ele conseguiu vencer?

A resposta é simples: “Estatísticas não ganham jogo!”, números são apenas indicadores de algo, mas no mundo real as emoções, forças, virtudes e fraquezas contam mais. O querer vencer a partida, independente do resultado dos indicadores.

Como diria o torcedor fanático: “Joga feio, faz gol de bico, mas ganha o jogo!”

E no esporte tem muito disso, às vezes o vencedor de uma partida não foi o melhor naquele jogo. Às vezes o melhor time, manda no jogo e no final comete um erro e perde a partida, porque o esporte tem dessas. Ganha aquele que joga mais, que erra menos, que quer mais, que tem mais apoio, sei lá… talvez caiba uma reflexão mais profunda aqui.

Mas o interessante é que os indicadores são importantes, mas devemos tirar conclusões levando em conta outros aspectos que às vezes somente os números não nos mostram.

Nadal vs Thiem

Nadal vs Thiem

No mundo dos negócios, às vezes aspectos intangíveis dos profissionais são tão importantes quanto os resultados apresentados. Aspectos como perfil, postura, trajetória, relacionamento e resultado final, por exemplo. E é sempre bom ter um artilheiro na equipe de trabalho. Sabe aquele que quase não aparece no jogo, mas faz o gol da vitória. Que no final é o que todos vão se lembrar? Então, esse mesmo.

Aquele cara que muitas vezes enfrenta uma batalha com competidores que desempenham melhor durante o jogo, mas que no final faz a entrega e trás o resultado pra casa.

Enfim, de qualquer modo, eu estava torcendo pro Nadal e fiquei feliz pela sua vitória. Agora é esperar pelo próximo jogo e torcer novamente por um bom espetáculo.

 

Autor:

Izandro Pereira

Entusiasta dos números e do tênis

 

Fonte dos resultados: Google

Termo de Pesquisa: resultado do jogo rafael nadal

Data da pesquisa: 05/09/2018

https://www.google.com.br/search?q=resultado+do+jogo+rafael+nadal&oq=resultado+do+jogo+rafael+nadal&aqs=chrome..69i57.6737j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Tagged: , , ,

Fale Conosco