AngularJS é um framework JavaScript open-source, mantido pelo Google, que auxilia na execução de single-page applications adicionando interatividade ao HTML. Seu objetivo é aumentar aplicativos que podem ser acessados por um navegador web, foi construído sob o padrão model-view-view-model (MVVM), em um esforço para facilitar tanto o desenvolvimento quanto o teste dos aplicativos.
A biblioteca lê o HTML que contém tags especiais e então executa a diretiva na qual esta tag pertence, e faz a ligação entre a apresentação e seu modelo, representado por variáveis JavaScript comuns. O valor dessas variáveis JavaScript podem ser setadas manualmente, ou via um recurso JSON estático ou dinâmico.
A filosofia do Angular
O AngularJS é construído sob a crença de que a programação declarativa é melhor do que a programação imperativa quando se trata da construção de interfaces com o usuário e da conexão de componentes software, enquanto a programação imperativa é excelente para a escrita de regras de negócio. [1] O framework adapta e estende o HTML tradicional para uma melhor experiência com conteúdo dinâmico, com a ligação direta e bidirecional dos dados (two-way data-binding) que permite sincronização automática de models e views. Como resultado, AngularJS abstrai a manipulação do DOM e melhora os testes.
Objetivos:
- Abstrair a manipulação do DOM da lógica do aplicativo. Isto melhora os testes do código.
- Considera os testes do aplicativo tão importantes quanto seu desenvolvimento. A dificuldade do teste é diretamente afetada pela maneira como o código é estruturado.
- Abstrai o acoplamento entre o lado cliente e o lado servidor da aplicação. Isto permite que o desenvolvimento do aplicativo evolua em ambos os lados, de forma paralela, e permite o reuso de código.
- Guia os desenvolvedores através da construção de todo o aplicativo: desde o design de Interface, passando pela escrita das regras de negócio, até chegar aos testes da aplicação.
Angular segue o padrão MVC da engenharia de Software e encoraja o baixo acoplamento entre apresentação, dados e componentes lógicos. Usando injeção de dependência, Angular traz serviços comumente designados ao lado servidor da aplicação, como controllers para os componentes visuais, para o lado cliente da aplicação. Consequentemente, o peso do backend é radicalmente reduzido, levando à aplicações muito mais leves.
fonte: Wikipedia – https://pt.wikipedia.org/wiki/AngularJS
Principais componentes
- Controles
- Filtros
- Formulários
- Modelos
- Validações
- Includes
- Diretivas
- Dependências
- Serviços
Izandro Pereira
Proprietário da NS4B, formando em Ciências da Computação, arquiteto de software, gerente de projetos, analista de sistemas, tecnologia, bancos de dados e programador por amor.